Um problema comum é a famosa orelha de abano, que pode ser eliminada com a cirurgia
Quem tem orelha de abano, normalmente, é alvo de chacotas e recebe apelidos nada agradáveis. Tudo isso pode mexer com o lado psicológico da pessoa. Mas existe uma cirurgia denominada otoplastia que interfere na cartilagem, corrigindo as deformidades.
O cirurgião plástico avalia o caso, diz se é cirúrgico ou não e apresenta os riscos e as limitações do procedimento, mas a vontade de passar pela cirurgia deve vir do próprio paciente. Por isso, a intervenção é mais comum em pessoas acima dos seis anos de idade, pois já conseguem expressar seu incômodo com o formato da orelha.
Como em todo procedimento, a otoplastia também exige avaliação clínica e laboratorial antes da intervenção cirúrgica. Informações do site do cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), André Colaneri, logo após a otoplastia, a orelha fica praticamente com o formato final, mas a cicatriz leva cerca de seis meses para amadurecer. Já o inchaço e os hematomas regridem em até 21 dias. Neste período é necessário usar uma faixa para proteger a orelha.