Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Indústria| Empreendedorismo

Pequenos esperam aumentar o faturamento durante o ano

Dados do Sebrae indicam que 78% sinalizam melhores resultados no 1º trimestre de 2013

Publicada em 07/03/13

Divulgação

Setor de serviços tem crescido na região e figura entre beneficiados pelo desempenho da economia

Katia Brito
Da reportagem local

Mesmo com o fraco desempenho da economia, nos últimos meses, demonstrado pelo crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2012, os micro e pequenos empresários mantêm o otimismo, segundo o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios, publicado mensalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No levantamento divulgado no mês passado, 78% dos empresários esperam ampliar ou manter o faturamento neste primeiro trimestre.
Para a gerente regional do Sebrae-SP no Alto Tietê, Cristiane Rebelato, os empresários estão mesmo mais animados com a perspectiva de um ano melhor. "Como todo o início de ano, há promessas de realizar algumas coisas ou fazer algo diferente e as intenções de planejamento e os investimentos na empresa entram também nesta lista. Percebemos nos atendimentos a busca por informações, planejamento, esclarecimentos sobre possibilidades de investimento e maior preocupação com controle dos custos", destaca.

Entre os setores com empresários mais otimistas, segundo o indicador, estão a Construção, com 86% dos entrevistados, e Indústria, em que 85% esperam vendas melhores ou estáveis. Segundo Cristiane, não há dados específicos de Mogi das Cruzes e região, mas o setor de serviços vem crescendo e deve ser beneficiado com melhores resultados. "De qualquer forma, o determinante no sucesso de um negócio é um bom planejamento e o monitoramento das questões da empresa", ressalta a gerente-regional da entidade.

Análise
A expectativa de um melhor desempenho no decorrer deste ano também é grande entre os microempreendedores individuais (MEI).
Eles estão entre os 5,6 mil empreendimentos ouvidos na pesquisa. A análise revela que 83% dos entrevistados nessa faixa de faturamento acreditam que devem registrar no primeiro trimestre faturamento positivo ou estável.

As formalizações relacionadas ao MEI, de acordo com Cristiane, têm aumentado ano após ano nas cidades do Alto Tietê. Em sua avaliação, eles são mais receptivos quando o assunto é capacitação, o que é perceptível por meio do Sebrae Visita, onde os consultores conhecem as empresas "in loco".

Setor
Apontado como um dos setores mais otimistas, com expectativa, inclusive, de aumento das contratações, a construção civil tem sido um dos focos do escritório regional Sebrae no Alto Tietê pela maior densidade empresarial.
"Nosso objetivo é promover a melhoria da gestão destes estabelecimentos e estimular a competitividade e ações de mercado entre eles. Acreditamos que este setor está em crescimento e para fazer com que as empresas cresçam e se mantenham no mercado é importante buscar o planejamento", explica a gerente regional.
A entidade também pretende atender empresários da área de serviços, indústria e comércio. Informações pelo telefone 4722-8244.

Mais
Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade